!-- Event snippet for Orçamento conversion page -->
top of page

Usando a espirometria para diagnosticar e tratar a bronquite

espirometria para diagnosticar e tratar a bronquite
Espirometria para diagnosticar a bronquite

Espirometria para diagnosticar a bronquite


O diagnóstico preciso e o monitoramento de doenças respiratórias são essências para garantir um tratamento eficaz e melhores resultados para pacientes em todo o mundo. Vários testes podem ser utilizados para fins diagnósticos, sendo a espirometria um dos mais populares, teste não invasivo, indolor e confiável. Além disso, a espirometria pode detectar a diminuição da função pulmonar mesmo antes do aparecimento dos sintomas, permitindo uma intervenção mais rápida.


Os testes de espirometria medem o volume de ar que um paciente pode inspirar e expirar, e a velocidade com que isso ocorre, o que a torna particularmente útil no que diz respeito a doenças pulmonares obstrutivas crônicas, ou DPOC, como a bronquite crônica.



O que é a bronquite crônica?


A bronquite crônica é uma condição respiratória caracterizada pela inflamação dos tubos brônquicos, ou brônquios, que são os dois grandes tubos cartilaginosos que dirigem o ar da traqueia para os pulmões. A inflamação leva à produção excessiva de muco, que atua como um fator obstrutivo quando o paciente tenta respirar, razão pela qual é classificada como uma doença pulmonar obstrutiva.


É mais comumente causada pelo tabagismo – tanto ativo quanto passivo – ou pela exposição frequente a alérgenos ou produtos químicos no ar.


Sintomas como tosse frequente e falta de ar que duram mais de dois anos podem ser indicadores de bronquite crônica.



Usando a espirometria para o diagnóstico da bronquite crônica


A espirometria pode fornecer dados essenciais para o diagnóstico precoce da bronquite crônica, registrando o volume e a velocidade do ar inspirado e expirado, fornecendo uma medida objetiva da função pulmonar. Isso é especialmente útil para a distinção entre bronquite crônica e bronquite aguda, uma infecção respiratória de curto prazo sem DPOC subjacente.


Os principais parâmetros na espirometria são:


  • FVC (Capacidade Vital Forçada), que é a quantidade total de ar que um paciente pode expelir ao assoprar rapidamente.

  • FEV1 (Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo), que é a quantidade de ar que eles podem expelir durante o primeiro segundo da manobra de FVC.

  • Razão FEV1/FVC.


FEV1 e a razão FEV1/FVC são fundamentais para avaliar a presença e a gravidade da obstrução do fluxo aéreo. Uma razão FEV1/FVC de 0,7 ou superior é geralmente considerada normal. Quando o valor está abaixo de 0,7, há obstruções nas vias aéreas cuja gravidade aumenta à medida que o indicador cai.



Tratamentos médicos para a bronquite crônica


Os medicamentos comuns utilizados para tratar a bronquite crônica incluem:


  • Broncodilatador, que geralmente é administrado via inalador. Agonistas beta de ação curta, como o albuterol, ou agonistas beta de ação longa, como o salmeterol, podem ser prescritos para ajudar a abrir as vias aéreas.


  • Esteroides, que podem ser inalados ou tomados por via oral. Podem ser prescritos para reduzir a inflamação em caso de obstrução do fluxo aéreo persistente, apesar da terapia com broncodilatador.


Em caso de exacerbação, ou seja, quando os sintomas pioram, esteroides orais ou intravenosos podem ser usados, assim como antibióticos, se uma infecção bacteriana for suspeitada.



Como a espirometria pode ajudar a tratar e monitorar a bronquite crônica


Após o diagnóstico da bronquite crônica, a espirometria pode ser usada para monitorar a progressão da doença e a eficácia dos tratamentos.


Verificações regulares e monitoramento remoto de pacientes podem ajudar os médicos a ajustar os tratamentos de acordo com as mudanças na função pulmonar ao longo do tempo.


Em caso de exacerbações da bronquite crônica, a espirometria ajuda a quantificar o grau de obstrução do fluxo aéreo à medida que a função pulmonar piora.



Encontrando os melhores espirômetros para diagnosticar e monitorar a DPOC


Com mais de 30 anos de experiência, a MIR é uma empresa líder em soluções para espirometria.


Em nossa página dedicada aos Espirômetros MIR, você encontrará os melhores aparelhos de espirometria, Minispir, Spirobank e Spirolab para diagnóstico completo da função pulmonar, doenças respiratórias e ensaios clínicos.

Wave

Solicite orçamento de Espirômetros e produtos para espirometria

Aparelhos de
Espirometria MIR

Espirômetros de uso profissional

A MIR oferece as melhores soluções em Aparelhos de Espirometria para diagnóstico completo da  função pulmonar, doenças respiratórias e ensaios clínicos. Espirômetros MIR são Multiplataforma e fáceis de usar.

espirometros
bottom of page