!-- Event snippet for Orçamento conversion page -->
top of page
Buscar

Espirometria, sim, por favor!


A espirometria é um teste fundamental, usado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. É o check-up do bom funcionamento dos pulmões, que todos devem fazer regularmente. Também conhecido como Prova de Função Pulmonar, é considerado um exame rotineiro na Pneumologia para avaliar a saúde dos pulmões e na investigação de doenças pulmonares, como também na Medicina Ocupacional.


Espirometria, um teste simples, mas fundamental

O teste de Espirometria é realizado através de um aparelho chamado "Espirômetro", o paciente deve inspirar profundamente e imediatamente expirar todo o ar dos pulmões, o mais rápido possível, através do Bocal que está conectado ao Espirômetro. Ele deve aplicar o mesmo tipo de esforço usado para soprar as velas de um bolo de aniversário.


A curva de fluxo/volume é uma impressão digital sobre os pulmões

A Espirometria resulta em uma curva particular "semelhante a uma vela" chamada curva de fluxo/volume, que apresenta a velocidade de expiração em relação ao volume de ar expirado. Esta curva é comparada com uma curva de normalidade teórica obtida a partir dos valores medidos em uma população de indivíduos saudáveis ​​com igual altura, peso, etnia, sexo e idade. Consequentemente, a curva fluxo-volume é como uma "impressão digital" exclusiva dos pulmões para cada sujeito que fornece uma avaliação simples, precisa e altamente preditiva real e "futura" de nossa função pulmonar.


A idade pulmonar nos diz quão "envelhecidos" os pulmões de um paciente são

O teste de Espirometria também fornece medidas simples que, comparadas com a normalidade teórica de uma população com as mesmas características, indicam a "idade pulmonar" de um paciente. A idade pulmonar é uma forma de tornar os resultados da Espirometria mais compreensíveis, ao indicar o nível de "idade" dos pulmões em relação à idade do paciente. Simplificando, em um paciente saudável, a idade pulmonar corresponde à idade real. Por outro lado, em uma pessoa exposta a fatores de risco ou já com doenças pulmonares, a idade pulmonar será muito maior do que a idade real, quanto mais comprometidos estiverem os pulmões.

bottom of page